Como preparar carne para hambúrguer

Já pensou em não precisar mais ter que ir à hamburgueria no centro da cidade para comer o seu hambúrguer favorito? Pois bem! Hoje, você vai aprender como preparar carne para hambúrguer de um jeito simples e tão saboroso quanto o que você come na rua.

Seguindo a receita e as dicas que nós vamos te ensinar aqui, será fácil ter um daqueles discos de carne macios e suculentos para juntar ao seu melhor pão fofo e saborear em casa, como se estivesse na lanchonete. Então, mãos à obra!

Ingredientes:

  • 3 kg de carne moída (escolha uma carne magra e macia);
  • 1 ovo;
  • 300 gramas de bacon moído;
  • 3 colheres (sopa) de farinha de trigo;
  • 30 ml de água gelada;
  • 3 colheres (sopa) de tempero caseiro: feito com alho, sal, cebola, pimenta e cheiro verde processados no liquidificador.

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes em uma tigela e misture-os bem, amassando até que se incorporem completamente. Em seguida, divida-os em porções, do tamanho que preferir, e forre-as com um plástico molhado em uma bancada, modelando os hambúrgueres da maneira que preferir.

Se for o caso, uma boa ideia é utilizar um aro como base para deixar o formato redondo que já conhecemos. Quando terminar toda a carne, forre uma assadeira de metal com um plástico e disponha os hambúrgueres por cima. A dica é ir intercalando camadas de carne e plásticos. Neste momento, procure não apertá-los.

O ideal é que você faça, no máximo, quatro camadas por forma. Em seguida, leve-os para congelar. Depois de algumas horas, eles estarão prontos para serem fritos, grelhados ou assados, conforme as dicas que vamos mostrar a seguir.

Dicas importantes

Acerte na escolha da carne

De acordo com os experts no assunto, o segredo para fazer um hambúrguer perfeito está na escolha da carne. Geralmente, as melhores são a fraldinha, alcatra, maminha, acém e picanha. Na hora de comprar, é interessante prestar atenção na cor, que deve estar bem vermelha, e com uma quantidade razoável de gordura, que não deve ser superior a 20% ou inferior a 15% ou 10% do peso da carne. Cuide, também, para que a carne seja de qualidade e esteja mais fresca possível. Neste caso, as opções a vácuo podem ser as melhores.

Tamanho do hambúrguer

Como dissemos, o tamanho ideal do hambúrguer depende do seu gosto. No entanto, especialistas na iguaria recomendam que o tamanho ideal deve ficar em torno de 160 e 250 gramas, com altura de 1,5 centímetro e 10 centímetros de diâmetro, já que ele pode interferir na textura, aparência e suculência do lanche. Se você o fizer muito fino, pode endurecer por ficar cozido além do que deveria.

Em casa, na sua frigideira, talvez a melhor opção seja a porção de 160 gramas, uma vez que o fogo não é tão potente quando o das hamburguerias.

Grelha, frigideira ou chapa?

Outra dica que não podemos deixar de lado é o processo de cozimento da carne de hambúrguer, que vai dar todo o diferencial no sabor do lanche. Basicamente, a chapa e a frigideira caseira dão praticamente o mesmo efeito à carne, com a diferença de que na chapa oferece muito mais calor ao cozimento, o que facilita a selagem (tostagem das superfícies, sem cozinhar por dentro).

Fora essas duas formas de cozimento, também tem a grelha. Neste caso, essa opção pode dar um sabor mais atraente do que os demais tipos, bem característico defumado por causa da brasa. Então, como escolher o melhor? É simples! Pelo tamanho do seu hambúrguer.

Discos mais altos são melhores preparados na grelha, enquanto os mais finos ficam melhores na chapa ou na frigideira, já que a água da carne costuma se soltar na superfície e cozinhar em vez de tostar.

O ponto da carne

Esta é outra questão que não pode ser esquecida na hora de preparar a sua carne de hambúrguer. Isso porque, quando ela passa do ponto, ela perde a textura e o sabor. Por isso, neste caso, a sugestão dos especialistas no assunto é para que a carne seja frita, chapeada ou grelhada por, no máximo, 10 minutos, sendo 5 minutos para cada lado do disco.

Para isso, é preciso que a temperatura seja a mais alta possível. E lembre-se: quanto mais tempo ela passar no fogo, mais passada ficará e, quanto mais fina for, menos tempo precisará ficar na panela.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como preparar carne para hamburguer
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
21star1stargraygraygray Based on 3 Review(s)

Leave a Reply