Como fazer trufa de chocolate

A trufa de chocolate está entre os doces favoritos na época de Páscoa. Com várias versões, seja recheada com frutas ou meio amarga, ela é bastante versátil e pode agradar os mais diferentes paladares, graças às suas combinações de sabores.

Este apreciado e adorado docinho recebeu o mesmo nome de um fungo, por sua aparência semelhante à de quando este é recém tirado da terra. Ainda, por ser envolta em cacau em pó, a trufa fica ainda mais parecida com o fungo de mesmo nome, além de ter o mesmo tamanho e formato.

Histórias à parte, chegou a hora de você aprender como fazer trufa de chocolate e surpreender a família e os amigos na Páscoa ou, quem sabe, ganhar um dinheirinho extra vendendo os docinhos por aí! Confira as nossas receitinhas abaixo, anote todas as dicas e corra já para a cozinha para colocar a mão na massa!

Trufa de chocolate simples (tradicional)

Ingredientes:

  • 300 gramas de chocolate meio amargo;
  • 1 colher (de café) de essência de baunilha;
  • 100 ml de creme de leite fresco;
  • Cacau em pó sem açúcar.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a sua trufa de chocolate simples e tradicional é picar todo o chocolate meio amargo e colocar os pedaços em uma tigela. Reserve. Enquanto isso, coloque a essência de baunilha e o creme de leite para ferver em uma panela em fogo brando até obter uma mistura bem cremosa.

Em seguida, despeje o creme da panela, ainda quente, em cima do chocolate picado na tigela e vá mexendo devagar até que o chocolate derreta e se incorpore à mistura. Agora, leve a mistura da tigela à geladeira e deixe esfriar por cerca de 30 minutos ou até ficar em um ponto ideal para fazer bolinhas.

Passado esse tempo, forre um prato com papel manteiga e comece a modelar as bolinhas das suas trufas. Depois, deixe descansar por mais 20 minutos na geladeira.

Feito isso, despeje o cacau em pó em um prato fundo e passe cada uma das bolinhas sobre ele. Agora, retire as bolinhas do prato com a ajuda de um garfo e passe-as em uma peneira para retirar também o excesso de cacau. Estão prontas as suas trufas de chocolate! Pode servir à vontade!

Trufa de chocolate com morango

Ingredientes:

  • 2 caixas de morango;
  • 1 barra de chocolate de 500 gramas;
  • 2 latas de leite condensado.

Como fazer:

Primeiro, retire as folhas dos morangos e, em seguida, lave-os e seque-os bem. Reserve. Enquanto isso, despeje as duas latas de leite condensado em uma panela ao fogo e vá mexendo até que elas atinjam o ponto de brigadeiro. Depois, desligue o fogo e reserve, aguardando até que esfrie.

Feito isso, abra pequenas porções do leite condensado que você reservou e cobra os morangos com ela. Para tal, é preciso se certificar de que os morangos estão bem sequinhos antes de cobri-los com o leite condensado, senão a massa não conseguirá grudar neles.

Após fazer esse processo com todos os morangos, reserve. Agora, derreta o chocolate em banho-maria e, com a ajuda de dois palitos de dentes, passe cada morango coberto com leite condensado no chocolate derretido. Repita o esquema em todos os morangos.

Depois, disponha-os em uma forma e leve até a geladeira para esfriar completamente. Estão prontas as suas trufas de morango. Pode servir à vontade!

Trufa de chocolate branco

Ingredientes:

  • 500 gramas de chocolate branco;
  • 1 colher (sopa) de conhaque;
  • 1 caixa de creme de leite.

Como fazer:

Para fazer a sua trufa branca, comece derretendo o chocolate branco no microondas. Em seguida, depois de derretido, acrescente o conhaque e o creme de leite. Agora, leve à geladeira por aproximadamente 12 horas.

Passado esse tempo, a mistura estará pronta para fazer as bolinhas. Comece a modelá-las a cada duas colheres da mistura e, após repetir o procedimento com toda a massa, banhe as bolinhas no chocolate fracionado.

Agora, espere até que elas sequem completamente e embrulhe-as da forma que preferir. Estão prontas as suas trufas de chocolate branco! Pode servir à vontade!

Trufa de chocolate com pimenta

Ingredientes:

  • 300 gramas de chocolate ao leite;
  • 1 lata de creme de leite com soro;
  • 200 gramas de chocolate meio amargo;
  • 1 colher (sopa) de mel;
  • Gotas de molho de pimenta a gosto;
  • 2 colheres (sopa) de conhaque;
  • Chocolate em pó para polvilhar;
  • Chocolate para banhar.

Como fazer:

O primeiro passo é derreter os chocolates no microondas ou banho-maria e, em seguida, acrescentar os demais ingredientes, mexendo bem até que eles incorporem aos chocolates derretidos.

Depois, leve a mistura à geladeira por um período de aproximadamente 3 horas. Passado esse tempo, a mistura estará pronta para a modelagem das bolinhas. Então, comece a enrolar as bolinhas e, repetido o processo em toda a massa, banhe todas elas no chocolate.

Feito isso, forre um prato com papel manteiga e despeje o cacau em pó. Passe cada uma das bolinhas sobre ele. Agora, retire as bolinhas do prato com a ajuda de um garfo e passe-as em uma peneira para retirar também o excesso de cacau. Estão prontas as suas trufas de chocolate! Pode servir à vontade!

Trufa de chocolate com maracujá

Ingredientes:

Para fazer a cobertura

  • 500 g de chocolate ao leite ou meio amargo.

Para fazer o recheio

  • 500 gramas de chocolate branco;
  • 80 ml de suco de maracujá;
  • 200 ml de creme de leite.

Como fazer:

Em uma tigela, pique bem o chocolate branco e leve-o ao microondas para aquecer até que fique completamente derretido. Em seguida, acrescente o creme de leite e vá mexendo bem até atingir o ponto de ganache.

Agora, adicione também o suco de maracujá, aos poucos, sempre mexendo para incorporar bem. Cuide para que o ganache que você conseguiu obter não perca muito a liga, senão vai ser mais difícil para enrolar as bolinhas de trufas.

Depois de pronta a mistura, leve-a à geladeira para esfriar. Enquanto isso, pique bem o chocolate ao leite, coloque-o em uma tigela e leve para aquecer no microondas até ficar bem derretido.

Agora, pegue a mistura que você levou à geladeira e comece a modelar as bolinhas. Repetido o processo em toda a massa, banhe todas elas no chocolate ao leite que você acabou de derreter.

Feito isso, forre um prato com papel manteiga e despeje o cacau em pó. Passe cada uma das bolinhas sobre ele. Agora, retire as bolinhas do prato com a ajuda de um garfo e passe-as em uma peneira para retirar também o excesso de cacau. Estão prontas as suas trufas de chocolate! Pode servir à vontade!

Trufa de chocolate com coco

Ingredientes:

  • 900 gramas de açúcar de confeiteiro;
  • 1 xícara (230 gramas) de manteiga;
  • 1 lata de leite condensado;
  • 2 ½ xícara de nozes picadas;
  • 680 gramas de chocolate picado;
  • 400 gramas de coco seco ralado.

Como fazer:

Primeiro, coloque em uma tigela o leite condensado, o açúcar e a manteiga e misture bem até obter uma massa bem homogênea. Em seguida, acrescente as nozes e o coco ralado e mexa novamente. Agora, cubra a tigela com filme plástico e leve ao congelador para esfriar. Aguarde cerca de uma hora até obter o ponto para modelar as bolinhas.

Passado esse tempo, retire a mistura da geladeira e comece a fazer as bolinhas das suas trufas. Feito isso, forre uma forma com papel manteiga e disponha as bolinhas nela, levando-as mais uma vez à geladeira por mais 30 minutos.

Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria. Depois, retire as trufas da geladeira e mergulhe-as no chocolate derretido até ficarem totalmente cobertas. Leve-as de volta à forma e deixe secar até que o chocolate fique endurecido. Estão prontas as suas trufas! Pode servir à vontade!

Trufa de chocolate com limão

Ingredientes:

  • 500 gramas de chocolate branco;
  • 2 limões;
  • Chocolate ao leite derretido para banhar as trufas;
  • 200 gramas ou 1 caixa de creme de leite com o soro;
  • Corante alimentício verde à base de água.

Como fazer:

O primeiro passo é derreter o chocolate branco no microondas ou em banho-maria. Em seguida, adicione o creme de leite com o soro e misture bem até obter uma massa homogênea.

Feito isso, acrescente o suco dos limões, já coado, e mexa bem novamente. Depois, finalize colocando também o corante a gosto. Terminada essa etapa, leve a mistura à geladeira por um período mínimo de seis horas.

Passado esse tempo, comece a modelar as bolinhas com a massa e, em seguida, banhe-as no chocolate ao leite derretido. Forre um prato com papel manteiga e despeje o cacau em pó.

Passe cada uma das bolinhas sobre ele. Agora, retire as bolinhas do prato com a ajuda de um garfo e passe-as em uma peneira para retirar também o excesso de cacau. Estão prontas as suas trufas de chocolate! Pode servir à vontade!

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer trufa de chocolate
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
2.51star1star1stargraygray Based on 4 Review(s)

Leave a Reply