Como fazer torta árabe

As sobremesas árabes são boas pedidas quando a ideia é procurar pratos exóticos e saborosos para diversificar o paladar.

Depois da imigração árabe nos séculos 19 e 20, que deu ascendência a cerca de 15 milhões de brasileiros, os seus pratos doces, somados em mais de 40 tipos, se tornaram populares aqui no Brasil, enchendo de gosto o paladar de muita gente.

A culinária oriental nada mais é do que uma mistura de várias culturas, tendo como resultado final um sabor e aroma característicos e singulares, que conseguem distinguir muito bem uma padaria ou confeitaria árabe de outras cozinhas doces no mundo todo.

Por este motivo, hoje você vai aprender como fazer torta árabe, uma das receitas doces mais tradicionais da cozinha mediterrânea e que já se tornou popular por aqui no país em suas mais diferentes versões.

Ela pode ser servida tanto como sobremesa após aquele almoço ou jantar com a família reunida ou até mesmo como um lanche diferente da manhã ou da tarde. Quer saber como preparar a sua torta árabe? Então, pegue o seu caderninho, anote as nossas dicas a seguir e corra já para a cozinha!

Torta árabe à lorrá

Ingredientes:

Para fazer a massa

  • 1 pacote de macarrão cabelo de anjo;
  • 300 gramas de ricota fresca;
  • 200 gramas de nozes picadas;
  • 200 gramas de manteiga sem sal;
  • 1 lata de leite condensado.

Para fazer a calda

  • 200 gramas de açúcar;
  • 1 colher de água de flor de laranjeira;
  • 200 ml de água;
  • Suco de ½ limão.

Como fazer:

Para começar a fazer a sua torta árabe, primeiro coloque em uma panela ao fogo brando a manteiga e frite o macarrão até que este atinja a coloração dourada. Desligue o fogo e, em seguida, despeje metade em um refratário retangular. Reserve.

Enquanto isso, prepare o recheio, amassando a ricota e juntando meia lata de leite condensado e as nozes. Depois, espalhe o recheio sobre o macarrão frito. Feito isso, jogue o restante do macarrão por cima do recheio.

Agora, corte o macarrão em quadrados e espalhe o restante do leite condensado. Leve o refratário ao forno médio, pré-aquecido a uma temperatura de 180 °C, por aproximadamente 30 minutos. Passado esse tempo, desligue o forno e reserve.

Em seguida, faça uma calda com açúcar e água em ponto de fio mole. Agora, adicione o suco de limão e a água de flor de laranjeira e misture bem. Retire o refratário do forno e despeje a calda ainda quente sobre o macarrão. Está pronta a sua torta árabe! Basta esperar esfriar e servir à vontade.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer torta árabe
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply