Como fazer tapioca tradicional

receita-de-tapioca-tradicional

Já pensou em substituir o pão francês de todos os dias por um lanche mais saudável? A tapioca tradicional, comida típica do nordeste brasileiro, pode ser a opção ideal para você. Livre de glúten e rica em nutrientes essenciais à saúde, ela pode servir como alimento principal no café da manhã, lanche salgado ou até sobremesa.

Além de ficar com a saúde em dia e o corpo em forma, você pode ter muito mais sabor e praticidade ao fazer as suas refeições. Quer saber como fazer tapioca tradicional? Então, fique de olho na receita rápida e simples que vamos te ensinar agora!

Ingredientes:

  • 1 xícara de coco ralado;
  • 1 kg de goma de mandioca (você pode encontrá-la já hidratada nos supermercados ou seca para hidratar em casa);
  • Sal a gosto;
  • Água para umedecer a massa;
  • Recheio a gosto(manteiga, queijo, presunto, carne, camarão, chocolate derretido, mel, calda de sorvete, doces, sorvete, etc.).

Como fazer:

  1. O primeiro passo para começar a fazer a sua tapioca tradicional é umedecer a goma de mandioca. Neste caso, a dica é separar todo o quilo em duas partes, dividindo-as em vasilhas de plástico ou pequenas bacias.
  2. Vá molhando uma das partes aos poucos com água, mexendo a massa com as mãos, sem exagerar muito na água para não virar uma “papa”. Caso você passe do ponto e deixe a massa muito úmida, polvilhe um pouco da outra parte da goma que você separou para voltar ao ponto que estava antes.
  3. Cuide também para que a massa não fique seca demais, pois pode atrapalhar na hora de fazer a tapioca. Quando atingir o ponto de “liga”, acrescente o sal e o coco ralado à massa e misture bem. Está quase pronta a sua tapioca tradicional!
  4. Agora, é hora de peneirar para eliminar as bolinhas e granulados que ficaram na massa. Quanto mais uniforme ela estive, melhor será para levar à frigideira. Depois de passar tudo na peneira, coloque a frigideira para esquentar em fogo alto e, após dez segundos, abaixe o fogo para temperatura média.
  5. Coloque uma porção da goma de mandioca peneirada na frigideira quente, ainda no fogo. Não precisa colocar óleo ou algo do tipo! Disponha apenas a massa, espalhando-a bem até ocupar todo o espaço redondo da frigideira.
  6. Aguarde mais ou menos um minuto. Você verá que a massa está ganhando aspecto mais endurecido. Quando isso acontecer, vire o outro lado e deixe mais um minuto. É importante não deixar a massa ficar dura demais ou queimar!
  7. Acrescente rapidamente o recheio que você escolheu com o fogo ainda ligado, mas sem deixar a tapioca queimar. Depois, desligue o fogo e dobre a tapioca em formato de meia-lua.
  8. Está pronta! Pode servir à vontade.

Benefícios da tapioca tradicional

A tapioca é um alimento livre de glúten e rico em nutrientes, como vitamina B, vitamina C, cobre, magnésio, manganês e ferro. Por isso, o seu consumo pode trazer vários benefícios à saúde, dentre eles:

  • Ajuda na perda de peso;
  • Aumenta a energia;
  • Melhora a saúde dos ossos;
  • Faz bem para a circulação sanguínea;
  • Melhora o funcionamento do cérebro;
  • Auxilia no controle da pressão arterial;
  • Ajuda no ganho de massa magra (no caso de quem treina).

História

A tapioca tradicional tem origem na culinária indígena brasileira, principalmente em Pernambuco, sendo consumida pelos nossos antepassados antes da colonização portuguesa. Quando os portugueses descobriram o Brasil e criaram as capitanias hereditárias, os colonizadores da capitania de Pernambuco perceberam que o alimento feito de mandioca poderia ser um ótimo substituto do pão, devido à sua maior durabilidade.

Por isso, no século XVI, a tapioca já era consumida largamente na província, só que na forma de beiju (que é uma versão mais seca e endurecida da tapioca). Com o passar dos anos, o alimento ganhou a forma que nós conhecemos hoje e se espalhou por toda região nordeste do país, inclusive para outras capitanias, tribos indígenas e até aos escravos.

Atualmente, a tapioca é um alimento consumido em larga escala em todo o país, principalmente no Nordeste, nos estados de Pernambuco e Ceará. É uma delícia!

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer tapioca tradicional
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply