Como fazer sushi

Se você é fã da culinária japonesa, que é cheia de pratos deliciosos e saudáveis, e nunca perde a oportunidade de saborear um belo sushi no shopping, hoje você vai aprender a preparar essa iguaria em casa para não precisar mais sair e surpreender a família e os amigos em uma ocasião especial.

Se você adora se aventurar na cozinha, vai descobrir como fazer sushi de uma forma super simples e prática. Você já que aprendeu aqui no blog como fazer o arroz para sushi, o famoso shari, que é um complemento muito importante para fazer preparar essa receita. Agora, vamos relembrar e aprender a finalizar o prato! Vem comigo!

Ingredientes:

Para fazer o arroz (shari)

  • 2 xícaras (chá) de água;
  • 2 xícaras (chá) de arroz japonês.

Para fazer o Molho Su (tempero do arroz)

  • 1 e 1/2 xícaras (chá) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz;
  • 1/2 colher (café) de sal.

Sugestão de recheio

  • Legumes (pepino e cenoura);
  • Kani kama;
  • Salmão fresco;
  • Alga desidratada sem sal (noni).

Como fazer:

Arroz para sushi

O primeiro passo para fazer o seu sushi é preparar o arroz (shari). Comece lavando-o em uma peneira embaixo de água corrente até a água ficar totalmente limpa e transparente. Em seguida, deixe-o descansar por cerca de 25 minutos. Após esse período, leve o arroz para ferver em uma panela com água em fogo alto.

Assim que o arroz estiver cozido, abaixe o fogo e deixe-o cozinhar por mais 15 minutos. Depois, desligue o fogo e deixe-o descansando por mais 10 minutos, com a panela tampada.

Molho Su (tempero do arroz)

Coloque os ingredientes em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Depois todos os ingredientes se dissolverem por completo, desligue o fogo. Derrame-o sobre o arroz, abanando com um leque ou ventilador para esfriar enquanto você rega o molho.

Recheio

A primeira coisa a se fazer é lavar os legumes. Em seguida, coloque-os em uma tábua e comece a cortá-los em tiras finas e longas. Cuide para que todas as tiras fiquem da mesma espessura. Depois que todas as verduras estiverem cortadas, corte o salmão em pequenas tiras de 1 cm e ângulo de 45°. Reserve.

Montagem

Agora que você já preparou todos os ingredientes essenciais para fazer o seu sushi, chegou a hora de começar a montagem e finalização. Coloque a folha de alga nori em uma esteira de bambu (ou superfície mais parecida que conseguir) e espalhe o arroz sobre ela.

Cuide para que o arroz fique espalhado sem deixar espaços vazios. Em seguida, umedeça a borda com vinagre de arroz para ajudar a grudar na hora de enrolar o sushi. Vá colocando por cima do arroz as tiras de legumes e do kani kama.

Depois, enrole a esteira de bambu para enrolar a alga com os demais ingredientes do sushi. Retire o sushi enrolado de dentro da esteira, que ficará semelhante a um tubo. Corte esse tubo ao meio e, depois, corte outra vez cada uma delas ao meio. Essa estratégia garantirá que os ingredientes não caiam dos rolos. Está pronto! Pode servir à vontade!

A dica é molhar o sushi um pouquinho no molho shoyo para deixar o sabor ainda mais delicioso. Mas, lembre-se! Não encharque o sushi, pois isso tira o gosto e o propósito do prato.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer sushi
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply