Como fazer purê de batata

O purê de batata está entre as delícias brasileiras mais pedidas em todos os restaurantes do país. E não é por menos! A receita faz sucesso até na Europa, o que deixa muita gente na dúvida quanto à origem desse maravilhoso vegetal, que, acredite, é filho da nossa América do Sul.

Mais que uma tendência europeia, o purê de batata é um prato bem democrático, já que rende bastante, é barato, não pesa no estômago e, o melhor, serve como acompanhamento em diferentes pratos, especialmente aqueles à base de carnes, frango ou peixe ao molho.

Por isso, hoje você vai aprender como prepará-lo, a partir de uma receita super simples e saborosa que nós vamos te ensinar. Anote tudo aí no seu caderninho e corra para a cozinha para preparar o purê de batata que vai ser sucesso no seu almoço ou jantar! Mãos à obra!

Ingredientes:

  • 1 kg de batata;
  • 1 dente de alho espremido;
  • 2 colheres (sopa) de margarina;
  • ½ xícara de leite;
  • Sal a gosto.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer o seu purê é cozinhar bem as batatas até que todas fiquem bem moles. Em seguida, descasque-as, ainda quentes, até a temperatura que suportar.

Depois, esprema as batatas com a ajuda de um espremedor. Se você não tiver um, pode amassá-las com um garfo. O processo pode ser mais demorado, mas trará o mesmo resultado.

Feito isso, disponha as batatas já amassadas em uma tigela e adicione a margarina, o alho e o sal, mexendo bem até que a margarina derreta por completo. Por último, acrescente o leite, sem parar de mexer. Cuidado para não exagerar, pois o purê precisa ficar consistente e não muito mole. Além disso, se você colocar muito leite, pode ser que ele perca o tempero. Está pronto! Pode servir à vontade.

Dicas importantes

  • Se quiser o seu purê de batatas ainda mais cremoso, substitua o leite por um creme de leite. Ele ficará mais consistente e ainda mais delicioso!
  • Além do alho, você pode dar o seu próprio tempero ao purê de batata. Acrescente cebolinha picada, salsinha, orégano, pimenta-do-reino e o que mais quiser. Lembre-se que a receita é sua… Nós só passamos as dicas!
  • No caso de quem adora legumes, também é possível adicionar chuchu, mandioquinha ou cenoura, por exemplo, ao purê de batata. Fica divino!
  • O purê de batata pode ser servido com carnes, peixes, frango, salsicha ao molho e até mesmo no cachorro-quente, que você já aprendeu a fazer aqui no blog.
  • Na hora de comprar as batatas, escolha as da variedade asterix, de casca avermelhada, pois absorvem menos água. Além disso, elas precisam ser as menores possíveis e mais enxutas.
  • Quanto menos você cortar as batatas antes de ir para o cozimento, melhor.
  • Para obter um melhor resultado na receita do seu purê, é preciso amassar as batatas quando estas ainda estiverem bem quentes, assim que saírem da panela.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer purê de batata
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply