Como fazer peta de polvilho crocante

Peta é o nome dado tradicionalmente ao biscoito de polvilho por brasileiros em algumas regiões do país. Trata-se de uma opção menos calórica, sem glúten e leve, ideal para petiscar entre as refeições, principalmente no caso de quem está começando uma dieta de emagrecimento.

Originalmente, o aperitivo é preparado com banha de porco ou óleo, seguindo o modo de preparo tradicional, vindo diretamente da região Centro-Oeste do país. Hoje, para ficar mais saudável, ela ganhou algumas adaptações, como a que vamos mostrar a seguir.

Além de não engordar, a peta tem um sabor delicioso e textura crocante, que derrete na boca! Quer saber como preparar essa receita irresistível? Então, anote aí todos os ingredientes e corra para a cozinha para colocar a mão na massa agora mesmo.

Ingredientes:

  • 4 xícaras de polvilho azedo;
  • 1/2 xícara de óleo;
  • 2 xícaras de água;
  • 1 colher de margarina;
  • 6 ovos;
  • Sal a gosto.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a sua peta é ferver a margarina e o óleo junto com água. Em seguida, despeje o polvilho em uma tigela e jogue o óleo e a margarina fervido com água por cima para escaldá-lo.

Depois, basta esperar amornar um pouco e adicionar os ovos um de cada vez. Misture bem. Ao mexer a mistura, ela deverá atingir o meio termo entre uma textura consistente e mole, ao mesmo.

Em seguida, disponha a mistura em um saco plástico, fazendo um furo para a saída da massa, e esprema-a no formato que preferir em uma forma untada com margarina ou óleo.

Leve a forma para assar em forno médio, pré-aquecido a uma temperatura de 180 °C, por cerca de 30 minutos ou até que os biscoitos atinjam uma coloração dourada. Desligue o fogo e espere até as petas amornarem. Estão prontas! Pode servir à vontade.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer peta de polvilho crocante
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
31star1star1stargraygray Based on 5 Review(s)

Leave a Reply