Como fazer pastel de feira

receita-de-pastel-de-feira

Você sempre fica esperando chegar o dia de fazer a feira na sua casa para saborear aquele pastel delicioso, crocante e sequinho? Então, os seus problemas acabaram. Hoje, você vai aprender como fazer um pastel de feira na sua casa, sem precisar gastar muito tempo ou dinheiro para preparar a receita, que é bem rápida e simples!

Ingredientes:

Para fazer a massa

  • 1 xícara de água morna;
  • 3 xícaras de farinha de trigo;
  • 3 colheres (sopa) de óleo (de soja, milho, girassol ou algodão);
  • 1 colher (sopa) rasa de sal;
  • 1 colher (sopa) de aguardente;
  • Farinha de trigo para trabalhar a massa.

Para fazer o recheio

  • 2 ovos cozidos;
  • 250 gramas de carne moída;
  • 1 cebola;
  • 1 colher de sopa de manteiga;
  • 1 dente de alho;
  • 100 gramas de azeitona sem caroço;
  • Sal;
  • Salsa e cebolinha;
  • 1 pitada de pimenta do reino.

Como fazer:

Massa

O primeiro passo é colocar é colocar o sal e a farinha em uma vasilha e abrir um buraco no meio. Nesse buraco, você deverá colocar a aguardente, óleo e um pouco de água. Vá misturando a água e a farinha aos poucos, jogando a farinha da borda no buraco vagarosamente.

Se você perceber que a massa está ficando dura, coloque mais água. A textura ideal deve ser macia, mas, caso a sua fique um pouco grudenta, não se preocupe, pois não vai alterar o resultado. Agora, se estiver bastante grudenta, coloque mais água. Do mesmo modo, se também tiver muito dura, acrescente mais água.

Em seguida, retire a massa da vasilha e disponha sobre uma superfície untada com farinha. Depois, abra a massa com a ajuda de um rolo, fazendo com que ela fique bem fina. A ideia é que ela fique fina para adquirir a consistência crocante depois do processo de fritura. Reserve e comece a preparar o recheio!

Recheio

O recheio do seu pastel de feira de hoje será o de carne, o mais tradicional e saboroso em todos os cantos do Brasil. Por isso, comece temperando a carne moída. Coloque-a em uma panela ao fogo e mexa até que fique completamente solta e enxuta. Em seguida, acrescente o alho socado, a cebola batidinha e a manteiga.

Misture bem e, depois, acrescente a pimenta-do-reino, o sal, a porção de cebolinha verde cortada bem fina e salsa, ovos em pedacinhos e azeitonas picadinhas. Vá mexendo até todos os ingredientes incorporarem e deixe refogar por um período de 2 a 3 minutos. Aguarde esfriar um pouco e reserve.

Montagem

Agora que você já tem os dois ingredientes para fazer o seu delicioso pastel de feira, chegou a hora de montar o lanche. Coloque uma porção de carne moída em um pedaço da massa que você abriu com o rolo. Dobre ao meio, sem deixar o recheio sair pelos cantos, e feche bem as bordas com a ajuda de um garfo ou com o verso de uma faca. Repita o processo até acabar a massa e todo o recheio.

Agora, leve para fritar um a um. Aqueça o óleo em uma panela funda em fogo médio-alto e coloque os pastéis aos poucos, aguardando até que a massa adquira uma coloração dourada. Retire-os da panela com o auxílio de uma escumadeira e coloque para secar em papel absorvente. Está pronto o seu pastel de feira! Agora, é só esperar amornar e servir à vontade!

História

O pastel de feira que nós tanto amamos e saboreamos comumente tem a sua origem no Rolinho Primavera dos chineses. Este salgado comercializado em larga escala nos comércios mais populares do país foi introduzido no Brasil na década de 40, por meio dos imigrantes chineses, que adaptaram a receita aos ingredientes que tínhamos por aqui.

Mas, então, por que será que vemos japoneses e não chineses fritando pasteis por aí? A explicação é simples e traz uma curiosidade histórica interessante. O que acontece é que, durante a Segunda Guerra Mundial, os japoneses fritavam pasteis para se disfarçar de chineses e livrar-se da discriminação que havia contra o Japão na época, inimigo do Brasil por sua aliança com os países inimigos, a Alemanha e a Itália. Interessante, não?

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer pastel de feira
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
51star1star1star1star1star Based on 2 Review(s)

Leave a Reply