Como fazer ovo poché

Já pensou em transformar aquele simples ovo cozido do dia a dia em um prato chique e sofisticado? Uma boa dica é o ovo poché. Além de aproveitar os benefícios nutricionais deste poderoso alimento, você pode deixar o seu cardápio mais fino variado, sem gastar muito dinheiro ou tempo para isso!

Quer ver? Fique de olho na receita:

como-fazer-ovo-poche

Ingredientes:

  • 1 copo de 250 ml de vinagre;
  • 1 ovo;
  • 1 litro de água.

Como fazer:

O primeiro passo é quebrar o ovo em um recipiente e reservar. Em seguida, pegue uma panela, coloque água e vinagre e aguarde até começar a ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo, mexa a água até formar um “redemoinho” e despeje o ovo no meio dele.

Espere cozinhar por cerca de 3 minutos e desligue o fogo. Retire a panela do fogão e resfrie o ovo em água fria (isso se você preferir uma gema bem mole). Por último, tempere com pimenta e sal e pronto! Já pode servir à vontade.

Dicas importantes:

como-fazer-ovo-poche

  1. Caso queira a gema do seu ovo poché mais durinha, a dica é deixá-lo cozinhando por mais tempo em fogo baixo. Em vez de 3 minutos, espere por 7 minutos até que o ovo esteja pronto ou até que ele suba à superfície.
  2. Uma dica excelente para quem não gosta que o ovo poché fique com aquela aparência “esparramada”, pouco atraente aos olhos de algumas pessoas, é despejá-lo em um saco plástico antes de levar para cozinhar. Para isso, basta colocar um saco plástico dentro de um copo e quebra o ovo dentro. Depois, amarre com um barbante ou com um prendedor de roupas as pontas do saco e leve ao fogo. Aguarde 3 minutos e retire da água e remova o plástico. O ovo poché ficará com formato de pequenas “trouxinhas”, bem mais atraente, como na imagem acima.
  3. Outra opção para quem quer um ovo poché mais bonito é quebrá-lo em uma peneira antes de levar ao fogo. Isso fará com que o excesso de clara seja removido, dando mais forma ao alimento depois de cozido. Depois, disso é só cozinhá-lo como ensinamos anteriormente.
  4. Para quem gosta do ovo poché com aparência mais atraente, a dica primordial é para que a água esteja em uma temperatura adequada (entre 75° e 80° C), ou seja, quando começarem a aparecer as bolhinhas no fundo da panela. Quando a água está muito fervente, as grandes bolhas em movimento fazem com que o ovo fique espalhado, dando uma forma estranha e pouco agradável aos olhos e ao paladar.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer ovo poché
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Related Post

Leave a Reply