Como fazer ovo de Páscoa de colher

Chocolate é tudo de bom! Independente da estação do ano ou do horário, não há quem resista ao sabor doce e cremoso dessa especiaria, uma das mais consumidas no mundo todo.

Porém, é na comemoração de Páscoa que ele ganha destaque e fica ainda mais presente entre as nossas sobremesas, mas, desta vez, na forma dos tradicionais ovos de Páscoa.

Por isso, hoje você vai aprender a preparar uma nova versão da receita de ovos de chocolate, que pode ser feita em casa e te ajudar a evitar um gasto de rios de dinheiro com ovos prontos nos supermercados, que ficam com preços exorbitantes neste período do ano: o Ovo de Páscoa de Colher.

Além de ser a melhor maneira de saborear um chocolate, o ovo de Páscoa de colher permite recheios e combinações incrivelmente deliciosas, o que vai depender exclusivamente do seu gosto ou da pessoa que você quer presentear!

Sem contar que, se você abusar da criatividade e acertar na mão, ainda pode faturar uma grana extra no fim do mês vendendo a casca ovalada de chocolate.

Quer saber como fazer ovo de Páscoa de colher? Então, anote aí as receitas e dicas que nós vamos ensinar a seguir e corra já para a cozinha para preparar. Afinal, a Páscoa já está quase aí!

Ovo de Páscoa de colher trufado

Ingredientes:

  • 1 kg de chocolate ao leite;
  • 200 ml de creme de leite (caixa de UTH);
  • 1 xícara (chá) de cacau em pó;
  • 1 colher (sobremesa) de manteiga trufada ou manteiga sem sal;
  • 1 colher (sobremesa) essência de amêndoa para chocolate;
  • 2 colheres (sopa) xarope de milho (glucose);
  • Ovo;
  • 1 xícara (conhaque) para perfumar;
  • 1 kg de chocolate meio amargo.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer o seu ovo de Páscoa trufado é derreter o chocolate em banho-maria ou no microondas. Em seguida, pegue a metade do chocolate derretido e disponha em uma bancada ou mesa, espalhando-o com a ajuda de uma espátula.

Espere até ele esfriar e atingir uma temperatura de 27 °C. Agora, misture bem com a outra metade do chocolate que você reservou. Feito isso, em uma forma própria para fazer ovos de páscoa, coloque uma camada de chocolate e leve à geladeira por cerca de dois minutos.

Enquanto isso, mexa o chocolate restante que ficou na vasilha para não cristalizar. Em seguida, retire a forma com a primeira camada de chocolate que você levou à geladeira e passe a segunda camada de chocolate, repetindo esse mesmo esquema.

Por último, passe o recheio trufado e cubra com o chocolate. Leve à geladeira por mais dois minutos e, depois, desenforme. Pode servir ou vender à vontade!

Ovo de Páscoa de colher de prestígio

Ingredientes:

  • 1 lata de leite condensado;
  • 100 gramas de coco ralado;
  • 250 gramas de chocolate meio amargo picado;
  • 1 colher (sopa) de manteiga;
  • ½ lata de creme de leite.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer o seu ovo de páscoa de colher com recheio de prestígio é colocar o leite condensado, o coco ralado e a manteiga em uma panela e levar ao fogo médio, mexendo sem parar até a mistura desgrudar do fundo.

Em seguida, desligue o fogo e acrescente o creme de leite. Espere até a mistura esfriar. Enquanto isso, derreta o chocolate em banho-maria ou no microondas até que ele fique liso e homogêneo.

Agora, jogue o chocolate derretido sobre uma bancada ou mesa lisa, de preferência, de mármore, já limpa, é vá misturando com uma espátula até que ele fique em temperatura ambiente. Quando isso acontecer, transfira-o para uma tigela de vidro.

Feito isso, pincele uma camada de chocolate nas formas e leve-as à geladeira por aproximadamente 10 minutos até o chocolate endurecer. Faça mais duas camadas de chocolate nas formas e leve novamente por mais 10 minutos à geladeira cada uma.

Em seguida, depois que a última camada de chocolate já estiver endurecida, desenforme os ovos cuidadosamente. Coloque o recheio de prestígio dentro das metades de cada ovo e jogue uma camada de chocolate derretido por cima para segurar o recheio.

Finalize levando os ovos até a geladeira, por mais 10 minutos. Para saborear o seu novo ovo de Páscoa de colher de prestígio, quebre a camada de chocolate com uma colher e o recheio logo aparecerá! Bom apetite!

Ovo de Páscoa de colher de maracujá

Ingredientes:

  • 400 gramas de chocolate branco picado;
  • ½ xícara de suco de maracujá concentrado;
  • 100 ml de creme de leite fresco;
  • ½ colher (sopa) de rum (opcional);
  • Chocolate granulado para decorar;
  • 250 gramas de chocolate meio amargo picado.

Como fazer:

Primeiro, derreta o chocolate branco no microondas ou no banho-maria. Vá mexendo com uma espátula até ele ficar bem lisinho. Em seguida, acrescente o creme de leite, aos poucos, e continue mexendo com a espátula até obter uma mistura homogênea.

Feito isso, retire do fogo, adicione o suco de maracujá e o rum. Misture bem novamente. Agora, espere a mistura esfriar endurecer, levando-a à geladeira por cerca de duas horas ou mais.

Enquanto isso, faça o ovo, derretendo o chocolate meio-amargo em banho-maria ou no microondas. Quando ele derreter, despeje-o sobre uma bancada ou mesa lisa de mármore e limpa, e vá misturando com a espátula até que ele fique em temperatura ambiente.

Em seguida, transfira o chocolate para uma tigela de vidro. Agora, pincele uma camada de chocolate nas formas e leve-as à geladeira por 10 minutos para o chocolate endurecer.

Faça mais duas camadas de chocolate nas formas e leve por mais 10 minutos à geladeira cada uma. Assim que a última camada de chocolate endurecer, desenforme os ovos com cuidado e despeje o recheio de maracujá nas metades de cada ovo.

Salpique o chocolate granulado por cima e leve à geladeira até chegar a hora de servir. Bom apetite!

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer ovo de Páscoa de colher
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Related Post

Leave a Reply