Como fazer coxinha de frango

Sem dúvidas, a coxinha de frango é o petisco mais amado do Brasil! De origem nacional, o salgado é a atração principal em festas de crianças, happy hours e lanchonetes do país. Afinal, quem não adora aquela massa bem sequinha e crocante e um recheio bem temperado derretendo na boca, não é verdade?

A boa notícia é que, além de saborosa, a coxinha de frango é bem fácil e simples de preparar! Fique de olho na receita que nós vamos te ensinar a seguir para não errar na hora de servir o petisco para os amigos!

receita-de-coxinha-de-frango

Ingredientes:

Para fazer a massa:

  • 1 kg de farinha de trigo peneirada;
  • 2 litros de água;
  • 2 caldos de galinha;
  • 1 colher rasa de sal;
  • 1 colher de margarina;
  • 1 colher de colorífico.

Para fazer o recheio:

  • 2 cebolas médias picadas;
  • 1 kg de peito de frango cozido e desfiado;
  • 1 xícara de salsinha picada;
  • 2 dentes de alho amassados;
  • Pimenta vermelha picada a gosto;
  • Sal a gosto;
  • Óleo ou azeite de oliva;
  • Colorífico a gosto.

Para empanar:

  • 1 litro de água;
  • 2 claras;
  • 1 pitada de sal;
  • 2 kg de farinha de pão;
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo.

Como fazer:

Preparando a massa

  1. O primeiro passo para começar a fazer a sua coxinha de frango é preparar a massa. Para isso, coloque a água que usou para cozinhar o frango em uma panela junto com a margarina, os dois caldos de galinha, o colorífico e o sal. Leve a mistura ao fogo e espere até ferver.
  2. Em seguida, após levantar fervura, acrescente a farinha peneirada, mexendo com a ajuda de uma colher de pau sem parar, evitando que a massa grude na panela.
  3. Desligue o fogo e retire a massa da panela, colocando-a sobre uma superfície limpa, lisa e untada com margarina. Um bom local pode ser a bancada da cozinha.
  4. Aguarde uns minutos até a massa esfriar e vá sovando-a constantemente para não criar casca. Reserve. Enquanto isso, comece a preparar o recheio.

Preparando o recheio

  1. Para preparar o recheio da sua coxinha de frango, a primeira coisa a se fazer é levar o alho amassado, a cebola picada e a pimenta vermelha picada para fritar, em fogo médio, até atingir a cor dourada.
  2. Depois, adicione o peito de frango cozido e já desfiado e deixe refogar por alguns minutos.
  3. Em seguida, junte o colorífico e o sal. Mexa até os ingredientes se misturarem e desligue o fogo.
  4. Por último, adicione a salsinha picada, misture novamente e deixe esfriar. Reserve.

Montando a coxinha de frango

Agora que você já tem a massa e o recheio da coxinha de frango prontos, chegou a hora de começar a montá-la. Apesar de parecer difícil, esse é um processo bem simples!

  1. O primeiro passo é passar um pouco de manteiga nas mãos para evitar que a massa grude na pele.
  2. Depois, pegue uma porção da massa, já visando o tamanho que quer que tenha a sua coxinha, e faça uma bolinha. Com a ajuda do dedo indicador, faça uma cavidade na bolinha para inserir o recheio.
  3. Coloque uma porção do recheio e feche a cavidade com a ajuda do indicador e a parte interna do polegar, pinçando até ela ficar no formato que conhecemos, com uma pontinha para cima.
  4. Repita o processo até acabar toda a massa e o recheio e comece a empanar.

Como empanar a coxinha de frango

Após a montagem de todas as coxinhas de frango, o próximo passo é começar a empaná-las para dar o efeito crocante e sequinho que nós tanto amamos nesse delicioso petisco.

  1. Bata as claras dos ovos em neve com um pouco de água (pode ser com um garfo ou batedeira) e, em seguida, adicione a farinha de trigo e o sal. Bata mais um pouco até que as bolinhas da farinha desapareçam.
  2. Depois, comece a molhe as coxinhas prontas na mistura, retire o excesso e passe pela farinha de trigo.
  3. Repita o processo até terminar de empanar todas as coxinhas.

A hora de fritar

Você está a um passo de terminar o preparo da sua coxinha de frango. Agora, só falta fritar para começar a servir o petisco aos amigos! Veja como você deve fazer esse último processo:

  1. Coloque o óleo para esquentar bem (a uma temperatura entre 190 °C e 200 °C), em quantidade suficiente para cobrir as coxinhas, de preferência em um racho ou panela funda.
  2. Quando o óleo estiver bem quente, comece a fritar as coxinhas aos poucos. Isso evitará que o óleo esfrie e os salgados rachem.
  3. Espere até que cada uma delas atinjam a cor dourada, escorra e retire do fogo.
  4. Está pronta a sua coxinha de frango! Espere amornar e sirva à vontade.

História

É claro que o salgado favorito dos brasileiros também tem uma história para contar! A coxinha de frango tem origem nacional, mais especificamente no estado de São Paulo. Reza a lenda que o petisco surgiu no século XIX, na Grande São Paulo, durante os períodos de industrialização, como um substituto mais durável e barato das tradicionais coxas de galinha que eram vendidas nas lanchonetes e portas das fábricas.

Daí, a mistura de farinha de trigo, massa de batata e restos de galinha virou sensação no restante do país, tornando-se popular no Paraná e no Rio de Janeiro na década de 50. Hoje, a coxinha de frango é uma receita muito popular também na Europa, principalmente em Portugal.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer coxinha de frango
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
31star1star1stargraygray Based on 13 Review(s)

One Response

  1. andrea January 20, 2017 Reply

Leave a Reply