Como fazer caldo verde

 

como-fazer-caldo-verde

Todo brasileiro ama uma receita vinda da culinária de outro país. Afinal, não tem nada melhor do que trazer uma novidade para a própria cozinha e saborear o que tem de bom pelo mundo afora, concorda?

Por isso, hoje você vai aprender como fazer o caldo verde, um prato fácil e simples de preparar, além de delicioso, uma tradição portuguesa que ganhou o paladar de muitas pessoas aqui no país. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 1/2 kg de calabresa defumada;
  • 1 kg de batata;
  • 250 gramas de bacon;
  • 2 cubos de caldo de bacon;
  • 3 colheres (sopa) de óleo;
  • 1 cebola pequena;
  • 1 molho de coentro;
  • 4 dentes de alho;
  • 1 porção de couve (cortada bem fininha);
  • Sal a gosto;
  • 1 colher (chá) de pimenta-do-reino.

Como fazer:

O primeiro passo para preparar o seu caldo verde é descascar as batatas e levá-las para cozinhar. Enquanto isso, pegue o bacon e a calabresa e corte-os em pequenos cubos. Aproveite para picar também todos os temperos, de forma separada dos demais ingredientes.

Feito isso, leve a calabresa para fritar em óleo ou azeite, como preferir. Em seguida, faça o mesmo com o bacon. Reserve os dois ingredientes. Dirija-se até o fogão e verifique se as batatas já estão cozidas. Se sim, desligue o fogo e retire-as da panela.

Leve as batatas para bater no liquidificador em velocidade alta. Quando conseguir um caldo bem grosso, desligue o aparelho e reserve.

Em uma panela em fogo médio, refogue em óleo aquecido o alho e a cebola e, após isso, acrescente os cubos de bacon, de calabresa e a pimenta-do-reino. Depois, adicione as batatas batidas (o caldo grosso) mais o bacon e a calabresa.

A dica é ir mexendo com uma colher de pau o caldo para não grudar na panela durante o cozimento. Assim que a mistura levantar fervura, acrescento sal (na quantidade que preferir), a couve e o coentro. Desligue o fogo.

Está pronto o seu caldo verde, bem parecido com o tradicional português! Agora, é só servir à vontade, ainda quente. Uma ótima ideia é servi-lo com um pouco de vinagrete, patê e torradas.

História

O caldo verde que nós conhecemos aqui no Brasil tem origem na culinária portuguesa. Estima-se que a receita tenha surgido em meados do século XV, nas províncias do norte de Portugal – em especial, na localidade do Minho – depois que lavradores da região passaram a preparar o caldo verde com a utilização de ingredientes baratos, oriundos das suas terras, para aquecer o corpo no inverno.

Hoje, a receita se tornou amplamente consumida em todas as cidades portuguesas nas noites mais frias do ano, além das festas e eventos populares do país. No Brasil, é claro que o caldo verde também virou uma das atrações durante os dias frios, ganhando inúmeras adaptações e novos sabores.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer caldo verde
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply