Como fazer bolo de queijo

Para muita gente, queijo é sinônimo de amor. Por isso, quanto mais desta iguaria tiver nas receitas, melhor. Se você também é um amante de queijo e adora aprender diferentes pratos, lanches ou sobremesas com este delicioso ingrediente, hoje nós vamos te ensinar como fazer bolo de queijo e se deliciar junto com a família no café da manhã ou lanche da tarde. Anote tudinho aí e corra pra cozinha para preparar!

Ingredientes:

  • 2 copos (requeijão) de farinha de trigo;
  • 4 ovos;
  • 2 copos (requeijão) de açúcar refinado;
  • 3 colheres (sopa) cheias de manteiga;
  • 1 copo (requeijão) de queijo ralado;
  • 1 copo (requeijão) de leite;
  • 1 colher (sopa) cheia de fermento em pó;
  • 1 pitada de sal.

Como fazer:

O primeiro passo para começar a fazer o bolo de queijo é colocar os ovos, o açúcar e a manteiga em uma tigela e bater bem até obter uma mistura homogênea e com esbranquiçada.

Depois, vá acrescentando, aos poucos, o leite, a farinha de trigo e o sal. Mexa bem e acrescente, em seguida, o queijo. Misture novamente antes de adicionar, por último, o fermento. Mexa mais uma vez.

Agora, o próximo passo é levar a mistura para assar em forno médio pré-aquecido a 180 °C. Disponha a massa em uma forma untada com margarina e enfarinhada e leve para assar por aproximadamente 40 minutos ou até que ela adquira uma coloração dourada.

Não se esqueça da regrinha de nunca abrir o forno antes dos 30 minutos, pois isso pode murchar o bolo. Passado esse tempo, faça o teste do palito. Espete o bolo com um palito bem no centro da massa, retire e observe: se sair sujo, é porque o bolo ainda não está totalmente assado. Se sair limpo, o seu bolo de queijo já está pronto.

Neste caso, basta retirá-lo do forno e servir à vontade! A dica para acompanhá-lo é um cafezinho quente! Fica uma delícia!

História

O bolo de queijo que nós tanto amamos teve a sua origem na Alemanha, nas regiões que fazem parte da famosa Francônia (Hessen, Baviera e Baden Wurttemberg). A entrada da deliciosa receita no Brasil se deu pela região sul, mais especificamente pelo Vale do Itajaí, trazida pelos imigrantes alemães, no século XIX.

No entanto, não foi exatamente a culinária alemã que introduziu o bolo de queijo no mundo. Há registros de que a iguaria já era apreciada desde a Grécia Clássica, muito tempo antes de Cristo, e era feita com creme de leite. Posteriormente, a receita passou por adaptações e percorreu a gastronomia até dos romanos antes de se tornar o que nós conhecemos hoje.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer bolo de queijo
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
51star1star1star1star1star Based on 1 Review(s)

Leave a Reply