Como fazer bolo de cenoura com cobertura de chocolate

Um bolo de cenoura fofinho e saindo direto do forno deixa a família babando e já se tornou uma ótima opção para tornar o seu lanche da tarde ainda mais saboroso. Agora, já pensou em deixá-lo ainda mais atraente com uma suculenta cobertura de chocolate?

Favorito dos brasileiros, o bolo de cenoura com cobertura de chocolate consegue unir sabor, praticidade e nutrição em uma só receita. Por isso, ele é ideal para servir a família para colocar o papo em dia e tomar um cafezinho quente, principalmente a criançada, já que traz todos os benefícios da cenoura.

Ainda, ele é super fácil de fazer, como você vai aprender com a receita simples e rápida que nós vamos te mostrar a seguir. Anote tudinho ao e corra para a cozinha para preparar!

Ingredientes:

Para fazer a massa

  • 3 ovos;
  • 3 cenouras médias;
  • 1 xícara (chá) de óleo;
  • 2 xícaras de farinha de trigo (peneirada com uma pitada de fermento);
  • 2 xícaras de açúcar.

Para fazer a cobertura

  • 2 colheres de açúcar;
  • 3 colheres de leite;
  • Chocolate amargo em pó;
  • 1 1/2 colher de margarina.

Como fazer:

Coloque as cenouras, o óleo e os ovos em um liquidificador e bata em velocidade alta até obter uma mistura bem homogênea. O ideal é deixar bater por cerca de 3 minutos para fazer com que o cheiro dos ovos suma e não estrague a receita.

Em seguida, em uma vasilha separada, coloque os ingredientes secos. Depois, jogue a mistura do liquidificador dentro da vasilha e mexa bem. Depois de misturar todos os ingredientes, leve a massa para assar em forno ou no microondas.

Despeje-a em uma forma untada com margarina e enfarinhada e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 °C por cerca de 40 minutos ou até o bolo ficar totalmente assado. Faça o teste do palito: se ele sair seco após ser espetado na massa, o bolo está pronto.

Se for assar no microondas, disponha a massa em um refratário próprio e deixe lá por 10 minutos. Enquanto isso, prepare a cobertura de chocolate do seu bolo de cenoura. Basta colocar todos os ingredientes em uma panela e levar ao fogo, mexendo bem até que a mistura engrosse.

Quando atingir uma consistência mais grossa, desligue o fogo e jogue a cobertura ainda quente sobre o bolo. Está pronto o seu bolo de cenoura com cobertura de chocolate! Agora, é só servir à vontade. Uma dica para acompanhá-lo é um café bem quentinho.

História

O bolo de cenoura com cobertura de chocolate que conhecemos é originário de técnicas medievais de padaria e, mais recentemente, da culinária estadunidense. Para quem não sabe, várias sobremesas no período medieval eram produzidas à base de cenouras que, assim como outras raízes, possuem um sabor naturalmente açucarado, ideal para fazer receitas doces.

Inclusive, naquela época, as cenouras nunca eram vistas fora da mesa da nobreza, sendo consideradas artigos de luxo, assim como as beterrabas. Por este motivo, era muito comum ver os famosos pudins de cenoura na chamada Inglaterra Medieval. Apesar de as receitas deste período serem bem parecidas com as que conhecemos hoje, como o bolo de cenoura, a origem deste aqui no Brasil teve mais forte influência na culinária dos Estados Unidos.

Lá, eles possuem uma variação bem semelhante à nossa. No entanto, a massa brasileira é bem mais aerada e a cobertura de chocolate, que é o que faz a diferença que todos nós amamos, concorda?

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer bolo de cenoura com cobertura de chocolate
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
0graygraygraygraygray Based on 3 Review(s)

Leave a Reply