Como fazer bolinho de arroz

Ainda não se sabe ao certo a origem desta saborosa receita brasileira. Alguns acreditam que ela tenha surgido no Japão, bem parecida com as versões que nós vemos nos animes. Outros afirmam que ela veio direto da Itália, inspirada no “primo” arancini, feito com as sobras do risoto do jantar.

Independente de onde o bolinho de arroz tenha surgido, o que sabemos é que ele é delicioso e um prato bastante prático e econômico de preparar, já que aproveita os restos de arroz da última refeição para não jogar os alimentos no lixo.

Assim, você evita o desperdício e ainda saboreia uma nova e gostosa receita! Veja como fazer bolinho de arroz:

Ingredientes:

  • 1/2 xícara (chá) de queijo ralado;
  • 2 xícaras (chá) de arroz cozido;
  • 1/2 xícara (chá) de leite;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • 2 colheres (sopa) de cheiro-verde picado;
  • 1/2 xícara (chá) de amido de milho;
  • 3 ovos;
  • 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • Óleo (para fritar).

Como fazer:

Coloque todos os ingredientes, exceto o fermento, o óleo e a farinha de trigo, em uma tigela grande e misture bem com a ajuda de uma colher de pau. Em seguida, adicione a farinha de trigo e o fermento e mexa novamente até formar uma massa bem firme e consistente para não quebrar na hora de moldar os bolinhos.

Agora, o próximo passo é começar a enrolar os bolinhos de arroz. Faça isso com as mãos mesmo, usando a medida de uma colher de sopa para deixar todos do mesmo tamanho.

Coloque o óleo para esquentar em uma frigideira funda em fogo de temperatura média. Depois, coloque os bolinhos para fritar no óleo quente, cuidando para que eles não grudem no fundo da frigideira e nem passem do ponto e fiquem queimados.

O ideal é retirá-los da frigideira quando atingirem uma coloração dourada. Disponha-os sobre um prato forrado com papel toalha para escorrer o óleo e evitar que eles corram o risco de ficar encharcados e muito gordurosos.

Está pronto! Agora, é só esperar esfriar e servir à vontade!

O bolinho de arroz pode ser servido tanto como aperitivo para receber os amigos em casa como complemento das refeições, combinado com molhos, sopas ou carnes. Fica uma delícia!

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer bolinho de arroz
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply