Como fazer batata suíça (Batata Rösti)

Os pratos típicos europeus estão sempre no cardápio dos brasileiros com paladar aguçado e que gostam de experimentar outros temperos. Dentre eles, está a batata suíça (Batata Rösti), que você vai aprender a preparar hoje.

A receita com batata foi inicialmente criada e consumida pelos agricultores do famoso Cantão de Berna, na Suíça, região que pertence à Alemanha no país. Depois, foi difundida por todos os 26 cantões suíços e, é claro, para o restante do mundo, até cair no gosto dos amantes da culinária aqui no Brasil.

Quer saber como fazer batata suíça? Então, anote a receita e as dicas que nós vamos dar aí no seu caderninho e corra para a cozinha para preparar! Depois, é só rechear com os ingredientes que mais gostar e servir à vontade. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 250 gramas de batatas;
  • Vasilha com água e sal (para umedecer os dedos);
  • Manteiga (para untar a frigideira).

Sugestões de recheio

  • Queijo cremoso, mussarela, camarão;
  • Queijo cremoso, mussarela, abobrinha crua fatiada em rodelas finas;
  • Queijo cremoso, mussarela, frango desfiado com milho verde ou frango com tomate seco e cogumelo;
  • Queijo cremoso, mussarela, carne seca;
  • Queijo cremoso, mussarela, estrogonofe grosso.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a sua receita é descascar as batatas e levá-las para cozinhar em uma panela com água. Quando a água levantar fervura, marque cerca de 7 minutos no relógio e retire-as do fogo.

Em seguida, leve-as para a geladeira e deixe que elas descansem de um dia para o outro. No dia seguinte, rale as batatas no ralo grosso. Reserve.

Enquanto isso, unte uma frigideira (de preferência, com 16 centímetros de diâmetro) com manteiga. Disponha as batatas que você ralou na frigideira, em uma quantidade que cubra todo o fundo do recipiente.

Não esqueça de ir umedecendo as mãos com mistura que você fez com água e sal na vasilha, pois vai facilitar o manuseio das batatas e salgá-las, ao mesmo tempo. Feito isso, coloque a primeira camada do recheio que você escolheu, cobrindo toda a batata e deixando apenas as bordas livres.

Em seguida, coloque mais outra camada de batata. Pronto! Agora, chegou a hora de levá-las ao fogo médio para fritar. Deixe a mistura no fogo por aproximadamente 3 minutos.

Após isso, unte outra frigideira e transfira a batata e deixe fritar mais 3 minutos do outro lado. Você deve repetir esse processo mais duas vezes até que a batata adquira uma coloração dourada. Está pronta a sua batata suíça! Pode servir à vontade.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer batata suíça
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply