Como fazer arroz para sushi (shari)

Todo mundo adora sushi, do mais simples ao mais sofisticado! No entanto, o segredo do prato japonês está no seu arroz, o chamado shari, que representa 60% da qualidade do preparo da iguaria. Por isso, hoje você vai aprender como fazer arroz para sushi, delicioso e bem temperado, e surpreender os seus amigos na hora de servir o jantar.

Apesar de o preparo do shari ser mais trabalhoso e demorado que o arroz comum que conhecemos, o gosto é único e saboroso. Fique atento (a) às dicas que vamos mostrar para não errar!

Ingredientes:

  • 3 xícaras (chá) de água;
  • 2 xícaras (chá) de arroz japonês (grão curto);
  • 2 colheres (chá) de sal;
  • 3 colheres (sopa) de açúcar;
  • 1/2 xícara (chá) de vinagre de arroz (pode usar outro vinagre branco).

Como fazer:

O primeiro passo para fazer o seu shari é retirar as impurezas do arroz. Muita gente não sabe, mas o arroz japonês é bastante rico em amido e deve ser lavado para retirar o excesso. Por isso, coloque-o em uma peneira e coloque debaixo da torneira (água corrente) até que a água escorra limpa e transparente.

Em seguida, deixe-o descansar por cerca de 25 minutos. Depois, coloque o arroz para ferver em uma panela com água em fogo alto. Assim que ele estiver totalmente cozido, abaixe o fogo e deixe-o cozinhar por mais 15 minutos. Após esse período, retire o arroz do fogo e deixe-o descansando por aproximadamente 10 minutos, com a panela tampada.

Agora, é hora de preparar o Molho Su, o tempero típico do seu arroz para sushi. Coloque o vinagre, o sal e o açúcar em uma panela pequena e leve ao fogo médio. Assim que os dois ingredientes dissolverem, desligue o fogo. Depois de feito o molho, é hora de finalizar o preparo do seu shari.

Disponha o arroz em uma travessa ou recipiente de madeira japonês (hanguiri). Espalhe-o bem e, após isso, regue-o com o Molho Su que você preparou. Como o arroz deve estar frio na hora de colocá-lo no sushi, a dica é ir abanando-o com um leque enquanto mistura o molho.

Lembre se mexer o arroz nesta etapa com uma colher de pau, pois os talheres de metal podem causar alguma reação quando em contato com o Molho Su. Para finalizar, cubra o arroz com um pano úmido até começar a preparar o seu sushi.

Dicas importantes

  • O arroz japonês é super fácil de encontrar no Brasil. No entanto, na falta dele, você pode usar o dongbei (grão chinês), que também tem grãos curtos, viscosos, pequenos e doces, ideais para o preparo do sushi.
  • Para quem está sem dinheiro no bolso, uma opção mais barata é comprar o arroz cateto, que possui praticamente as mesmas propriedades do arroz japonês.
  • Uma dica legal para esfriar o seu arroz para sushi mais facilmente ao final do preparo é colocá-lo em uma tigela com água e gelo e deixá-lo imerso por alguns minutos. Um ventilador também pode ser muito útil para acelerar o processo de resfriamento do seu shari.
  • O “ponto certo” do arroz para sushi após o cozimento é aquele que deixa os grãos individuais pegajosos o suficiente para se manterem juntos, facilitando a pegada com os hashis (“pauzinhos”), mas sem deixar uma papa. Preste bem atenção!

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer arroz para sushi (shari)
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
11stargraygraygraygray Based on 1 Review(s)

Leave a Reply