Como fazer arroz doce

Talvez este seja um dos pratos mais conhecidos da culinária brasileira, principalmente no nordeste do país. Tradicionalmente preparado durante as festas de São João, o arroz doce faz muito sucesso por agregar esse grão tão consumido em todas as mesas brasileiras ao doce sabor do leite condensado.

Por isso, hoje você vai aprender uma receita saborosa e fácil de como fazer arroz doce e surpreender a sua família. Você pode prepará-la tanto em época de festas juninas e julinas quanto fora de temporada. Vamos colocar a mão na massa?

Ingredientes:

  • 1 xícara de arroz;
  • 600 ml de leite;
  • 500 ml de água quente para cozinhar o arroz;
  • 1 caixa de leite condensado;
  • Canela em pó a gosto
  • 200 gramas de creme de leite.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer a sua receita é cozinhar o arroz em fogo baixo até que os grãos fiquem bem macios. Enquanto isso, coloque o leite em outra panela e leve ao fogo até ferver. Feito isso, quando o arroz estiver bem cozido, adicione o leite quente e vá mexendo sem parar para que a mistura não grude no fundo da panela.

Em seguida, acrescente a canela e o leite condensado em uma quantidade que você gostar e vá misturando até o arroz engrossar. Depois, desligue o fogo e adicione o creme de leite e mexa mais um pouco. Está pronto o seu arroz doce! Agora, é só servir à vontade, quente ou frio, dependendo do gosto de cada pessoa.

História

Apesar de ser bastante tradicional na culinária brasileira, o arroz doce é, na verdade, uma receita originária da Ásia. Para se ter uma ideia, na Índia, é bem comum encontrar no cardápio dos restaurantes populares pratos de arroz com açúcar, principalmente em casamentos hindus.

Já na Tailândia, a diferença é que esse mesmo arroz leva também coco no seu preparo e é servido com fatias de manga. Depois do sucesso na Ásia, o arroz doce foi levado para a Europa, em meados do século XIII. Em terras brasileiras, a receita chegou trazida pelos portugueses, só que desta vez polvilhado com canela.

Tanto é que, no período do Império, no Rio de Janeiro, os portugueses mais ricos tinham à mesa vários pratos com a canela, incluindo o arroz doce, um de seus favoritos. De lá para cá, a receita ganhou várias adaptações, inclusive a que leva leite condensado em seu preparo, o que o deixou ainda mais doce e saboroso.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer arroz doce
Publicado em:
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
4.51star1star1star1star1star Based on 3 Review(s)

Leave a Reply