Como fazer arroz de couve-flor

Os carboidratos refinados, presentes naquele arroz branco do dia a dia que tanto amamos, são os principais responsáveis pelo aumento dos quilinhos extras na balança! É por isso que muita gente está apostando na famosa dieta “low-carb” (sem carboidratos) para voltar a ter a silhueta magra dos sonhos!

Por isso, nós vamos te ensinar a seguir uma receita que pode te ajudar a começar a tirar o arroz branco da sua vida e perder até 300 calorias por dia. Uma couve-flor bem preparada é perfeita para fazer a troca que você procura, cortando as calorias e o alto índice glicêmico do grão. Quer ver?

como-fazer-arroz-de-couve-flor

Ingredientes:

  • 1 couve-flor (sem as folhas);
  • 1 colher (sopa) de salsinha picada;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • ½ xícara (chá) de cebola ralada;
  • 1 dente de alho amassado;
  • 1colher (sopa) de azeite extravirgem ou óleo de coco.

Como fazer:

No fogão

O primeiro passo é higienizar bem a couve-flor. Lave-a em água fria abundante e seque-a bem em seguida. Depois, coloque o vegetal em um processador e, apertando a tecla pulsar, bata até que ela obtenha uma textura similar à do arroz branco comum, bem triturado a ponto de se parecer com grãos. Se você não tiver um processador, pode fazer isso no liquidificador ou manualmente, usando um ralador no ralo grosso.

Feito isso, é hora de refogar. Pegue uma frigideira, derrame a colher de azeite extravirgem ou de óleo de coco e refogue a cebola e o alho, mexendo até que os dois ingredientes fiquem com uma cor dourada. Em seguida, adicione a couve-flor e espere refogar por cerca de 5 minutos. Passado esse tempo, jogue o sal e a pimenta do reino e mexa por mais 2 minutos.

Desligue o fogo e, para finalizar, polvilhe a salsinha por cima. Está pronto o seu arroz de couve-flor! Sirva à vontade no lugar no tradicional arroz branco.

No microondas

Coloque a couve-flor processada e a cebola ralada em um refratário e misture bem. Em seguida, tampe o refratária com uma tanta de plástico e coloque um papel filme por cima, com alguns furinhos.

Feito isso, leve a mistura ao microondas e espere 3 minutos e retire do microondas. Mexa bem novamente. Se já estiver bem cozido, jogue o azeite extravirgem ou o óleo de coco, o sal e os demais temperos na mistura ainda quente, incorporando-os bem. Por último, polvilhe com a salsinha e sirva à vontade no lugar do arroz branco!

Benefícios do arroz de couve-flor

beneficios-do-arroz-de-couve-flor

  • O arroz de couve-flor ou “cauliflower rice” possui apenas 24 calorias por 100 gramas de alimento, enquanto o arroz branco comum tem, em média, 300 calorias para cada 100 gramas de grãos.
  • O arroz branco tradicional do dia a dia, depois de cozido, possui cerca de 25 gramas de carboidratos refinados (que engordam e fazem mal à saúde) para cada 100 gramas de alimento. Já o arroz de couve-flor contém apenas 3,9 gramas de carboidratos para a mesma quantidade de alimento.
  • A couve-flor é rica em vitamina C, fibras, fósforo, potássio, antioxidantes e outros nutrientes essenciais para a saúde, sendo o seu consumo ideal para prevenir o câncer, melhorar a digestão, combater a hipertensão, prevenir doenças cardiovasculares, fortalecer o sistema imunológico, ajudar no desenvolvimento dos ossos, melhorar as atividades cerebrais, controlar os níveis de colesterol no sangue, entre outros benefícios.
  • Por conter pouquíssimas calorias – cerca de 24 kcal por cada 100 gramas – o arroz de couve-flor é ideal para quem quer emagrecer de forma rápida e saudável, já que é um alimento leve, nutritivo e saboroso!

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer arroz de couve-flor
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar

Leave a Reply