Como fazer arroz carreteiro

Um arroz branco bem soltinho com feijão é de deixar qualquer um com água na boca! Mas, igualmente delicioso, é um arroz carreteiro, o prato anfitrião de qualquer festa ou churrasco no fim de semana, que deixa muita gente querendo mais quando vai embora.

E não é à toa! O prato tradicional da culinária brasileira, criado pelos carreteiros do Sul do país, ganhou o paladar de todos com uma mistura única e deliciosa de arroz com carne seca, bacon, calabresa e outros ingredientes especiais.

Por isso, hoje você vai aprender uma receita super simples, fácil e rápida de como fazer arroz carreteiro e surpreender os seus convidados no próximo encontro. Vamos lá?

Ingredientes:

  • 500 gramas de carne seca;
  • 3 copos de arroz;
  • 200 gramas de bacon fatiado;
  • 1 tomate grande bem maduro;
  • 200 gramas de calabresa;
  • 1 cebola grande;
  • Salsa a gosto;
  • Pimenta calabresa a gosto;
  • Sal a gosto.

Como fazer:

O primeiro passo para fazer o seu arroz carreteiro é cozinhar a carne seca em uma panela de pressão. Depois de cozida, espere amornar e desfie-a. Reserve. Em seguida, remova a pele da calabresa e corte-a em pequenos cubos, repetindo o mesmo processo com o bacon.

Depois, corte a cebola e o tomate, que deve ficar em cubinhos e sem as sementes. Reserve novamente. Agora, o próximo passo é refogar a calabresa e o bacon até ficarem bem dourados. Acrescente o tomate, a cebola, a carne desfiada e a pimenta calabresa.

Feito isso, adicione o arroz, afogando-o bem na mistura, a água e o sal, fazendo a medição certa desses dois últimos para não salgar o prato. Abaixe o fogo e aguarde até o arroz secar. Depois, quando o alimento estiver pronto, coloque a salsa por cima. Está pronto! Espere amornar e sirva à vontade.

História

Como falamos no início desse post, o arroz carreteiro foi criado pelos carreteiros (donos de carretas puxadas por bois) do Rio Grande do Sul (daí, o seu nome) a partir da necessidade de criar um prato prático e fácil de preparar e, ao mesmo tempo, bastante nutritivo, já que eles precisavam de muita energia para atravessar a região sul do país.

Neste caso, eles faziam uma receita bem semelhante a que conhecemos hoje, tão saborosa quanto, só que menos elaborada. Eles cozinhavam em uma panela de ferro o arroz juntamente com a carne seca picada, conhecida como charque pelos gaúchos.

A partir daí, como já era de se esperar, o arroz carreteiro, como conhecemos a receita atualmente, ganhou o paladar da população local e de outros estados e logo se tornou um símbolo da culinária sulista, adorado por todos que o experimentam.

Recomendados para você:

O que você achou da receita?
recipe image
Receita de:
Como fazer arroz carreteiro
Publicado em:
Tempo de preparação
Tempo na panela
Tempo para finalizar
Nota
2.51star1star1stargraygray Based on 3 Review(s)

Leave a Reply